“O que realmente queremos não é trazer estatística de consumo para a redação, e sim, levar os consumidores do jornal até ela. O nosso objetivo é compreendê-los”. Essa é a afirmação de James Robinson, diretor de inovação analítica do The New York Times durante o World Media Congress, realizado nessa semana em Washington.

Para obter esses dados, a empresa jornalística utiliza o aplicativo Reddit como auxílio aos editores no entendimento das razões pelas quais um leitor/usuário compartilha, comenta ou simplesmente lê. Assim, o The Times elaborou ferramentas destinadas aos jornalistas e editores para monitorar essas conversações: um rastreia o Reddit e envia alertas aos editores e jornalistas para tal via plataforma Slack toda vez que uma notícia do jornal é discutida. Caso não a utilizem, o alerta é enviado por email. O objetivo dessas ferramentas é permitir que os profissionais interajam nas conversas relevantes.

Será que essas conversações nas plataformas seriam uma maneira eficaz de analisar os usuários do jornal? Leiam a matéria e tirem as conclusões.