A emissora de rádio norte-americana NPR fez uma versão jornalística da disputa entre homem e máquina. O veículo colocou seu melhor repórter para competir com o programa WordSmith, da companhia Automated Insights, na produção de uma nota para a rádio. Quem venceu?

As regras para a disputa foram simples. Robô e homem esperaram pela divulgação do relatório da Denny’s, franquia de restaurantes norte-americana. Assim que o material foi divulgado, o cronômetro foi ligado e eles tinham que escrever uma nota curta e levando em consideração a gramática narrativa do rádio.

O WordSmith finalizou a nota em dois minutos. Já Scott Horsley, correspondente da NPR na Casa Branca e ex-repórter de economia, precisou de sete minutos para terminar o trabalho.

As duas notas eram claramente reconhecidas pela falta de estilo do texto montado pelo programa, diferentemente do material escrito por Horsley, que fazia referência ao produto comercializado pela Denny’s. Apesar disso, os defensores do WordSmith afirmam que o tom pode ser programado. Os engenheiros podem fazer o software aprender a utilizar metáforas com as milhares de notas da NPR.

A propósito, o WordSmith já tem emprego garantido no Yahoo! e Associated Press. O programa gera notas ligadas aos resultados de eventos esportivos e notícias do mercado financeiro.

Confira o resultado final da disputa entre repórter e robô neste link