Usuários de iPhone que têm perfis no Facebook podem ler artigos diretamente na rede social

O The New York Times, a BBC News, o BuzzFeed, a National Geographic e outros cinco veículos jornalísticos europeus e americanos já estão hospedando conteúdos diretamente na timeline do Facebook. A parceria, denominada  Facebook Instant Articles, iniciada nesta quarta-feira (13) consiste na publicação por cada empresa de um artigo por dia, que são visualizados no aplicativo do Facebook instalado no iPhone.

Os textos das publicações que fazem parte desta parceria são visualizadas na íntegra dentro da própria rede social e isto implica algumas mudanças e preocupações por parte do mercado jornalístico.

Entre as vantagens apontadas pelo Facebook está a maior velocidade no acesso ao conteúdo (Realmente, a abertura do texto é instantânea). A possibilidade de exploração da interatividade também é outro ponto positivo. No entanto, é a audiência gigantesca da rede social, que tem mais de 1,4 bilhão de usuários ativos no mundo, que mais chama a atenção de donos de empresas de comunicação e anunciantes.

Por outro lado, há um temor das empresas pela perda de anunciantes por conta de um eventual declínio do número de visitantes nos respectivos sites, uma vez que a parceria seja ampliada e novos integrantes passem a fazer parte do grupo. Outro questionamento é quanto à memória destes veículos.

Para driblar o temor das empresas, o Facebook permitiu que os veículos incluam publicidade em seus artigos e fique com toda a receita. É possível também autorizar a rede social a vender anúncios e ficar com 30% dos lucros. Dados pessoais dos leitores também são acessíveis pelas próprios sites.

Já os benefícios do Facebook são mais complexos do que a monetização direta. A rede social deve temer que o interesse pelo simples compartilhamento de fatos pessoais entre amigos se esgote e a empresa multibilionária vá fazer companhia a tantas outras que não se reinventaram e desapareceram. O investimento agora é em conteúdo de alta qualidade e que possa ser facilmente consumido através dos dispositivos móveis.