O mercado jornalístico se prepara para a chegada do Apple Watch, relógio inteligente da Apple, para dar início a um novo negócio. Assim como aconteceu com os PCs e mais recentemente com os dispositivos móveis, as empresas vão explorar a pequena tela de pulso para distribuir notícias, ou melhor, notificações sobre fatos.

Os projetos em torno da tendência de enviar as manchetes através do relógio de pulso estão tão avançados que o segmento já tem até nome: “jornalismo de olhar” ou “jornalismo de olhada”. O New York Times diz que seu aplicativo trará “uma nova forma de contar histórias”. O Yahoo terá quatro aplicativos, um deles com “micro-resumos” dos fatos mais importantes. CNN e Rádio Pública Nacional também anunciaram aplicativos.

Por um lado, o “jornalismo de olhada” pode ser um impulso para o mercado jornalístico digital, já que poderá atrair a atenção do leitor para transferir o conteúdo da notificação para o iPhone ou iPad. Além disso, seria possível ser mais eficiente na exploração de recursos ligados à personalização da informação de serviço, haja vista a facilidade no acesso ao aparelho pelo usuário.

Por outro lado, uma geração de viciados em desvendar o conteúdo das notificações pode ser criada. Segundo reportagem da AFP, uma pessoa olha para o seu smartphone mais de 100 vezes ao dia. Com os relógios inteligentes, a expectativa é que este número cresça de 3 a 5 vezes.

Midia e usuários terão que encontrar a medida certa para a lidar com a quantidade de notificações diárias e evitar incômodos, invasões e interferências na vida cotidiana.