Após o destaque do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI) no caso “Swiss Leaks” e “Lux Leaks”, sete jornais de seis países europeus se juntaram para formar a Aliança de Jornais Europeus (LENA). O alemão “Die Welt”, o italiano “La Repubblica”, o francês “Le Figaro”, o belga “Le Soir”, os suíços “Tages-Anzeiger” e “Tribune de Genève” e o espanhol “El País” vão compartilhar recursos humanos, financeiros e tecnologias em grandes trabalhos investigativos.

O projeto tem como objetivo unir forças para investigações em conjunto. O líder do grupo, Javier Moreno, ex-diretor do El País, fala em um consórcio para “consolidar uma opinião pública europeia “.  A qualidade do jornalismo na Europa e nos países mais desenvolvidos está em risco, perante a desaceleração da indústria, a queda nas vendas de jornais e a escassez de recursos financeiros disponíveis redações”, disse ao Diário Económico de Portugal.

A LENA terá um orçamento anual formado a partir de recursos vindos de cada um dos jornais. O valor será usado para financiar as investigações conjuntas. Novos membros poderão ser incluídos no projeto no futuro.