O vídeo que indicamos abaixo foi produzido pela professora e pesquisadora do LabCom (Ubi, Portugal) Ana Serrano Tellería (@anaserranot) durante o II Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivo Móveis, realizado na Covilhã (Portugal) no início de dezembro de 2014.

Ana Serrano entrevistou pesquisadores e profissionais do jornalismo em redes digitais que eram convidados do Congresso JDM partindo da pergunta “Quais seriam as três dicas fundamentais?” e focando na produção jornalística para dispositivos móveis. O coordenador da Gjol, professor Marcos Palacios, e o pesquisador colaborador externo do Gjol, professor José Afonso Jr, estão entre os entrevistados. Segundo Serrano, o vídeo foi feito como exercício de um MOOC do Knight Center sobre jornalismo e dispositivos móveis e, a ser assim e para manter-se coerente também com a temática do congresso, foi gravado e editado com um smartphone (iPhone 5S e  iMovie).

O JDM é um congresso bienal, organizado pelo professor e pesquisador João Canavilhas e acontece sempre na Universidade da Beira Interior (Ubi, Portugal). Na última edição, realizada entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro, foram apresentados 18 comunicações científicas que resultarão em um livro a ser publicado em breve.

Assista ao vídeo:

 

 

* foto por Ana Serrano