Tecnologia de tradução é aprimorada pelo Skype e pelo Google

O serviço de conversas em vídeo da Microsoft, o Skype, e a aplicação Translate do Google começaram a oferecer a tecnologia de tradução simultânea, revelando que as promessas para essa área tendem a ser cumpridas. No caso do Skype, a tradução é oferecida entre o inglês e o espanhol.

É verdade que ainda existem limitações, como a necessidade do uso de um fone de ouvido com microfone e alguns erros de interpretação iniciais, identificados em testes realizados por especialistas, conforme matéria da Folha de S. Paulo. Porém, a expectativa é que o serviço seja cada vez mais aprimorado com o uso, através do “aprendizado de máquinas”, assim como acontece com os corretores ortográficos.

O Google, por sua vez, lançou uma atualização para o seu aplicativo de tradução, a qual permite traduzir simultaneamente palavras ou frases de um idioma para outro por meio de um smartphone ou tablet. Basta selecionar o microfone do dispositivo, escolher uma língua e voltar a clicar no microfone. Automaticamente, o aplicativo reconhece qual dos dois idiomas está sendo falado, contribuindo para uma conversa mais fluída. Por enquanto, a funcionalidade está disponível do inglês para o francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol.