Algum amigo posta uma mensagem no Facebook sobre a morte de algum ente querido ou falando sobre um assalto que sofreu e logo vem a dúvida: aperto o botão curti? Mark Zuckerberg afirmou em uma sessão de perguntas e respostas na sede da empresa, na Califórnia que uma das funções mais pedidas pelos usuários é o botão “não curti” para estes momentos e que há um esforço para inserir a ferramenta na rede social.

De acordo com Zuckerberg, há um temor que o “não curti” torne-se uma ferramenta para humilhar os autores das postagens. “Uma das coisas nas quais viemos pensando há algum tempo é qual seria a maneira correta de fazer com que as pessoas possam expressar mais emoções facilmente”, disse. Cerca de 4,5 bilhões de “curtidas” são registradas todos os dias na rede social.

Talvez o maior temor do Facebook para inserir a ferramenta seja a perda de anunciantes. O “não curti” permitiria a expressão de sentimentos de forma mais direta e aberta para o público, sobretudo os negativos.

O Facebook já é questionado há algum tempo por causa dos métodos usados por empresas para inflar curtidas. Métodos como robôs ou uma rede de pessoas pagas por clique são usados para ganhar milhares de curtidas falsas. A rede social já começou a processar as empresas que oferecem este tipo de serviço.