A consultoria Webbmedia Group divulgou o seu relatório anual apontando as tendências em tecnologia para 2015. Entre os 55 itens do relatório, diversos tópicos devem alterar diretamente a rotina dos jornalistas.

Os vídeos online, que tiveram um aumento de visualizações de 40% em 2014 comparado com ano anterior, devem ser influenciados pela WebRTC, tecnologia de comunicação em tempo real que suporta ferramentas como o Google Hangouts. O recurso, que funciona a partir do browser, deve interferir bastante na dinâmica da internet e permitir, por exemplo, a incorporação de videos no WhatsApp sem resolver o problema de conexão.

Os drones, que já têm sido usados por jornalistas em coberturas especiais, se tornarão inteligentes. Uma empresa finlandesa já está produzindo equipamentos que podem tomar decisões importantes de forma independente enquanto voam. Os microdrones também estão no horizonte de invenções e podem voar entre espaços menores como prédios ou áreas destruídas.

De acordo com o relatório da consultoria, no futuro, tecnologias heads-up, como o Google Glass, fornecerão informações em tempo real na medida em que o usuário precisar delas. Ao andar pelas ruas, ela será capaz de mostrar informações sobre direção, postagens recentes das redes sociais, mensagens de textos e informações sobre aquele determinado ambiente. Para o futuro, as companhias investem em tornar a tecnologia menos obstrutiva na visão do usuário, oferecer um número maior de recursos e permitir até mesmo conversas em vídeo em tempo real.

A neutralidade da rede, Internet das Coisas, robôs, Big Data e os algoritmos são alguns outros tópicos do relatório.