Pesquisadores de jornalismo se reuniram em mais uma edição do encontro nacional da SBPJor para debater sobre os progressos da área do jornalismo digital no contexto multiplataforma. A mesa coordenada pela Profª. Suzana Barbosa (GJOL/UFBA) foi uma continuidade das discussões ocorridas nas edições anteriores, em 2011 e 2012. Nela participaram também os pesquisadores Fernando Firmino da Silva (UEPB), André Pase e Eduardo Pellanda (PUCRS), Kati Caetano (UTP), Rodrigo da Cunha (UFBA) e Jan Alyne Barbosa (UFOP) e Edienari dos Anjos (UFPI).

 

Suzana Barbosa e Fernando Firmino da Silva apresentam exemplos de produtos autóctones para tablets, utilizados na pesquisa do LabJor Convergente.

Suzana Barbosa e Fernando Firmino da Silva apresentam exemplos de produtos autóctones para tablets, utilizados na pesquisa do LabJor Convergente. Foto: Malu Fontes.

 

Diversos temas envolveram as discussões, todos abordando a convergência jornalística e a produção, publicação, circulação e consumo de conteúdos em multiplataformas, principalmente após o impacto do jornalismo móvel. Suzana Barbosa e Fernando Firmino apresentaram a metodologia e o resultado das pesquisas realizadas pelo Laboratório de Jornalismo Convergente, entre os quais se apresentou o produto final: o aplicativo Academo, uma base de dados com informações sobre todos os professores da comunidade da UFBA.

André Pase e Eduardo Pellanda, do Ubilab/PUCRS, detiveram-se com o ambiente ubíquo de informação e apresentaram propostas e possibilidades de envolvimento do jornalismo com os dispositivos wearables, a partir do OculusRift e do Google Glass. Kati Caetano (Universidade Tuiuti do Paraná) discutiu sobre o papel de legitimação das falas de protagonistas da cena política e suas respectivas modificações no contexto do jornalismo em multiplataformas, no qual sofre redimensionamento do conceito tradicional de opinião pública e representa um desafio para as organizações jornalísticas, no momento da constituição desse novo discurso.

Rodrigo da Cunha, também do Labjor Convergente da UFBA, apresentou alguns conceitos relacionados ao design de informação quando este está inserido nas narrativas verticais multimídia, utilizando o exemplo do projeto Snow Fall, do New York Times. Jan Alyne Barbosa e Edienari dos Anjos discutiram as arquiteturas de participação aplicadas ao crowsourcing, de forma a sistematizar processos e práticas de apuração jornalísticas nestes ambientes digitais.

 

André Pase e Eduardo Pellanda discutem sobre as possibilidades do jornalismo nas tecnologias wearables, objetos de pesquisa do Ubilab da PUCRS. Foto: Fernando Firmino.

André Pase e Eduardo Pellanda discutem sobre as possibilidades do jornalismo nas tecnologias wearables, objetos de pesquisa do Ubilab da PUCRS. Foto: Fernando Firmino.

 

No mesmo dia e horário, pesquisadores vinculados a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) também apresentaram seus respectivos projetos de pesquisa, entre eles o cirberjornalismo e a leitura touchscreen (com Gerson Luiz Martins e Elton Tamiozzo, UFMS), o sentimento através das redes sociais (Rita Paulino, UFSC), romantismo e jornalismo guiado por dados (Marcelo Träsel, PUCRS), crowndfunding e a campanha Reportagem Pública (Aline Cristina Xavier, UnB) e ferramentas e métricas para monitoramento de mídias sociais (Mirna Tonus, UFU).

Este foi o 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, ocorrido na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, com o tema “Pesquisa em Jornalismo para o Século 21: as audiências e a reconfiguração do sujeito”. Pere Masip, da Universitat Ramon Llull, apresentou a conferência de abertura do dia 6/11 sobre audiências ativas. No segundo dia, Carmen Rial (UFSC), Sônia Virgínia Moreira (UERJ) e Cláudia Lago (UAM) discutiram “Pesquisa com Sujeitos em Jornalismo: antigos e novos desafios”. No mesmo dia, durante a tarde, Carlos Franciscato (UFS) e Fernando Resende (UFF) debateram na mesa temática “Fronteiras epistemológicas da pesquisa em jornalismo”.

A próxima edição do encontro será realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.