A Escola de Dados e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) realizam a partir desta segunda-feira (dia 24 de novembro) até sexta-feira (dia 28 de novembro) o curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”. O curso é gratuito e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge para acelerar a abertura de dados em países em desenvolvimento.

Trinta participantes foram selecionados (ver lista abaixo). São estudantes de Comunicação, jornalistas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Facom/UFBA.

A seleção dos candidatos avaliou o grau de experiência em jornalismo e o potencial de aplicação dos ensinamentos, não sendo necessário conhecimento prévio em jornalismo de dados.

O curso inclui um panorama sobre jornalismo de dados e uma apresentação das principais técnicas e ferramentas utilizadas para busca, extração, limpeza, interpretação e visualização de dados. Os alunos irão examinar projetos publicados por grandes redações do mundo todo e também partirão de projetos próprios para produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e atividades em grupo guiadas pelos tutores.

No total, serão 30h de atividades, divididas em cinco aulas oferecidas das 14h às 20h. Entre os tutores estão Marco Túlio Pires, jornalista e programador que coordena a Escola de Dados no Brasil; Rodrigo Burgarelli, repórter do jornal O Estado de S. Paulo com experiência em administração pública e jornalismo de dados; Juan Torres, editor do jornal Correio*; e Suzana Barbosa, professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom, e uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL).

A Escola de Dados é uma comunidade global que integra a rede da Open Knowledge Foundation e trabalha para capacitar organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para usar dados de forma eficaz em seus esforços para criar sociedades mais justas. Nossa missão é ensinar as pessoas a ter insights poderosos e criar histórias interessantes, utilizando dados abertos.

Curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”

Realização: Escola de Dados e Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL, da Faculdade de Comunicação | Universidade Federal da Bahia;

Quando: de 24/11 a 28/11, de 14h às 20h;

Onde: Sala 1, da Faculdade de Comunicação (Campus Ondina).

—————————————————————

Participantes do curso “Introdução ao Jornalismo de Dados”

  1. Adalton dos Anjos Fonseca
  2. Adriana Santiago Araujo
  3. Alexandro Mota
  4. Ana Carolina Araújo
  5. Ana Paula de Oliveira Nobre
  6. André Holanda
  7. Barbara Santos de Souza
  8. Beatriz Ribas
  9. Camila Moreira
  10. Dayanne Pereira
  11. Edely Gomes
  12. Neuma Dantas
  13. Eurico Matos
  14. Jamile Souza
  15. Lara Bastos de Medeiros
  16. Lucas Reis
  17. Marcelo Pinheiro Argôlo
  18. Marcia do Amparo Santana
  19. Maria Alves Garcia
  20. Naara Normande
  21. Rafael Raña
  22. Rayya Roumanos
  23. Rodrigo do Espírito Santo da Cunha
  24. Talyta Singer
  25. Thais Borges Mascarenhas
  26. Thiago Freire
  27. Tiago Nery
  28. Valana Gualuz Bezerra de Araujo
  29. Victor Lahiri Oliveira de Vasconcelos
  30. Yuri Almeida