Há cerca de cinco anos, a Petrobras causou rebuliço na imprensa brasileira ao lançar o blog Fatos e Dados. Questionada pela opinião pública e requisitada para entrevistas pelos veículos de comunicação, por conta de denúncias de irregularidades, a companhia decidiu responder às reportagens e expor na íntegra as entrevistas realizadas pelos repórteres. A ação foi vista como uma tentativa de intimidação por parte da estatal. Por outro lado, o blog recebeu prêmios e passou a ser um exemplo de como uma instituição pode ter um pouco mais de voz em tempos de internet e redes sociais e alfinetar os jornalistas.
O site The Players’ Tribune tem este objetivo. Dispensar os repórteres no contato entre atletas e seus admiradores. No espaço, os esportistas podem compartilhar suas opiniões, sentimentos e histórias diretamente para os leitores sem passar por jornalistas.
A iniciativa não é pioneira. Há dois anos, o SportsBlog faz exatamente o mesmo, ao oferecer uma plataforma para que atletas da NBA e NFL se comuniquem diretamente com seus fãs.
Fundado por Derek Jeter, famoso jogador de beisebol que encerrou a carreira este ano, o site promove a publicação em primeira pessoa diretamente dos atletas em vídeo, podcasts ou textos. Na primeira postagem do blog, Jeter relata sua decisão de se aposentar e conta sobre o propósito do blog:
“Meu objetivo é que o site transforme o modo como atletas e newsmakers compartilham informações, trazendo aos fãs mais perto do que nunca para os jogos que eles amam”
Em ambos os casos, no Fatos e Dados e no The Players’ Tribune  –  e tantos outros exemplos – a intenção é uma só: dispensar os intermediários, neste caso os repórteres. Há quem especule que este seria um possível formato para o futuro do consumo de informações. Mas dar aos atletas ou uma instituição voz sem filtros pode ser mais difícil do que parece. Basta lembrar de algumas entrevistas pós-jogo ou ler algumas das ‘interessantíssimas’ postagens do blog da Petrobras.