1927summerImagine a imprensa de um país inteiro sem tratar de praticamente outro assunto. Parece familiar? O livro One Summer: America, 1927, de Bill Bryson narra o verão em que os Estados Unidos acompanharam tudo sobre os feitos de dois homens: Babe Ruth, considerado por muitos o melhor jogador de beisebol de todos os tempos, vivia sua melhor temporada a frente do New Yorkers Yankees, e Charles Lindbergh, que ficou famoso por ser o primeiro homem a cruzar sozinho o Oceano Atlântico naquele ano.

O professor de comunicação da Universidade de Monterrey, no México,  James Breiner, relata em seu blog que, se hoje é impossível não ser vítima da avalanche de notícias que chegam por TV a cabo, smartphones, sites de notícias, em 1927, estes dois heróis americanos estavam nas capas de todos os jornais. Não apenas isso: estavam nas transmissões de rádio, fonógrafos, conversas de telefone.

O livro, ainda sem data de lançamento no Brasil, retrata o ano em que tudo e todos só falavam dessas duas figuras, e como a imprensa ajudou a não tirá-los do imaginários de um país nos anos seguintes.

Bill Bryson é um escritor norte-americano. Ele escreveu para o The Times e para o The Independent.