Sem filiação partidária, Manchetômetro investiga de que forma os meios de comunicação fazem a cobertura das eleições de 2014. Com especial atenção para os candidatos à presidência da república, os dados recolhidos são apresentados em forma de gráficos. Entre os veículos analisados, estão os três principais jornais impressos do país: Folha de S. Paulo, O Globo e o Estado de S. Paulo; e o jornal televisivo mais popular do país, o Jornal Nacional.

Manchetômetro 2Coordenado pelo pesquisador da UERJ João Feres Júnior, o projeto faz parte do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). Além de um seção com artigos, encontramos as seguintes abas: Jornal Nacional, Marinômetro – análise da matérias que tratam de aspectos relacionados à morte de Eduardo Campos – e análises.

Os gráficos das investigações no Manchetômetro são apresentados a partir das valências: positiva, negativa, neutra ou ambivalente. A diferença entre neutralidade e ambivalência é percebida quando a primeira apenas descreve, enquanto a última traz elementos ao mesmo tempo positivos e negativos sobre um candidato ou partido. Com algumas exceções, a maioria das análises são realizadas a partir das manchetes na capa dos jornais, saiba mais na seção metodologia.

gráfico manchetômetro