Stand Up Be Counted também pautará redação da emissora britânica e pretende estimular os jovens a participar das eleições de 2015

Stand Up Be Counted também pautará redação da emissora britânica e pretende estimular os jovens a participar das eleições de 2015

A rede de TV britânica Sky News lançará no dia 1º de setembro o Stand Up Be Counted – uma plataforma digital criada para que jovens entre 16 e 25 anos possam debater e dividir opiniões sobre política no Reino Unido. A ferramenta, que permitirá uma atuação dos usuários semelhante a um site de redes sociais, também irá pautar a redação do veículo na cobertura das eleições britânicas que acontecem em 7 março de 2015.

“Esperamos que as pessoas vejam este espaço como um lugar seguro para ter conversas sobre questões que os preocupam”, afirma Alan Strange, produtor sênior da Sky News, ao Jornalism.co.uk. Ainda segundo ele, o ambiente abrigará discussões políticas que vão além da cobertura noticiosa, já que os usuários são incentivados a apresentar questões locais e postar problemas que estão acontecendo em sua comunidade.

A inspiração da Sky News vem de outro projeto realizado em 2012, 50 States: 50 Voices, quando uma hangout no Google foi mediada pelo editor de política da emissora britânica Adam Boulton e apresentada como um programa. À época, pessoas de cada um dos estados americanos produziram vídeo sobre a campanha eleitoral no país. “Tivemos 50 vídeos excelentes; bem locais, honestos e específicos de onde estas pessoas viviam”, afirmou Strange.

Assim como em uma rede social, o usuário do Stand Up Be Counted terá que se registrar antes de fazer upload de conteúdos. Haverá uma moderação do conteúdo pela equipe. Os jovens terão quatro áreas para explorar na plataforma: Hot Topics, onde as notícias mais importantes podem ser debatidas e discutidas; o Open Mic, onde as pessoas podem falar sobre qualquer assunto que queiram; o News Feed, que contém os destaques da Sky News; e o Stand Ups, espaço voltado para o acesso de conteúdos produzidos pelos usuários e ao perfis inscritos.

Além da conexão direta com as principais mídias sociais, o site conterá também um ícone de uma câmera no topo da página que permitirá aos usuários fazer upload de vídeos e imagens em poucos segundos. Existe também o botão Register to Vote, que leva os usuários diretamente ao site do governo britânico onde é realizado o registro eleitoral de quem pretende votar.

A campanha da Sky News também tem como objetivo estimular os jovens a se envolver no processo de votação. Os índices de participação deste público nas eleições britânicas têm sido cada vez menores nos últimos anos – somente 44% das pessoas entre 18 e 25 anos votaram nas eleições gerais de 2010.

Projeto Truco! da agência Pública confronta promessas de candidatos em horário eleitoral

No Brasil, a agência Pública lançou há duas semanas o projeto Truco!, após o início da campanha eleitoral para as eleições de 2014. A iniciativa tem como objetivo a checagem de dados relevantes apresentados pelos presidenciáveis durante o horário eleitoral. No caso de promessas aparentemente insustentáveis, o candidado será confrontado pela equipe que promove o projeto. Caso a explicação seja ineficiente, uma matéria é realizada.

Vários ícones são utilizados no Truco para confrontar os candidatos, como “Não é bem assim”, “Blefe”, Tá Certo, Mas Peraí, “Zap!”, “Truco!” e “Que medo!”. Três programas já foram analisados pela equipe e os resultados podem ser acessados aqui: http://apublica.org/truco/