Kuddle é um aplicativo desenvolvido por um grupo de noruegueses para a partilha de imagens por crianças, ainda que sob o controle dos pais. Lançado neste mês, tem como um dos seus principais objetivos prevenir o bullying e introduzir os pequenos no mundo das redes sociais de uma forma mais consciente.

O aplicativo funciona de maneira similar ao Instagram, possibilitando que as crianças partilhem e legendem as fotos. Porém, possui um elevado nível de segurança, na medida em que permite que os responsáveis monitorem o que é publicado, além de manter restrito o acesso ao conteúdo (estranhos são impedidos de visualizar ou compartilhar fotos e não há localização geográfica). Outras restrições de Kuddle são a inexistência de comentários ou hashtags e o anonimato das “curtidas”, as quais visam evitar o bullying on-line.

Kuddle está disponível para iOS e Android, gratuitamente, em nove línguas. O português, entretanto, ainda não é uma delas. A maioria dos usuários localiza-se na Noruega e nos Estados Unidos, embora o aplicativo tenha registrado um crescimento expressivo em países como a Índia e a Arábia Saudita.