A Pew Research Center divulgou hoje, 26/3, a décima primeira edição de seu relatório anual “State of the News Media”. Mesmo centrados à perspectiva norte-americana, os dados apontam tendências do jornalismo digital que refletem também no âmbito mundial. Este ano, o estudo inclui relatórios especiais sobre o crescimento da comunicação digital, o compartilhamento de notícias e o desenvolvimento do vídeo digital.

Na apresentação do estudo, a Pew Research aponta que, entre os anos de 2013 e 2014, houve uma explosão de energia que a indústria da notícia não via há muito tempo, desencadeada principalmente pelo fortalecimento de alguns players dentro do cenário, tal como a contratação de grandes profissionais por sites como o Buzz Feed, Mashable, Vox. Também o ano foi marcado por uma nova geração de empreendedores como Jeff Bezos, John Henry e Pierre Omidyar, que investiram seu próprio dinheiro em empresas jornalísticas.

Outra evidência do estudo foi a consolidação do compartilhamento de notícias e a explosão dos dispositivos móveis como parte deste mecanismo, tornando a notícia mais acessíveis a mais pessoas. Entre os relatórios, está a informação de que usuários do Facebook, na sua maioria pessoas entre 18 e 29 anos, procuram por notícias dentro da própria rede social. Também de que metade das pessoas consultadas pelo instituto afirmam que assistem algum tipo de vídeo nos sites de notícias.

O relatório completo está disponível aqui: http://www.journalism.org/packages/state-of-the-news-media-2014/