2014 é um ano importante para o Brasil, pois marca os 50 anos do Golpe de 1964, instalando uma Ditadura Militar que perdurou até 1985, e os 30 anos das Diretas Já. Tudo isso no ano em que o país volta a sediar a Copa do Mundo de Futebol e fará a sétima eleição presidencial desde a abertura política. No início do ano, a Folha de S. Paulo já demonstrava, como falamos, que o primeiro de abril de 1964 não iria passar despercebido, com um especial/aperitivo realizado por trainees do veículo.

Especial da Folha sobre o Golpe e a Ditadura Militar

Especial da Folha de S. Paulo sobre o Golpe e a Ditadura Militar

Depoimentos sobre a deposição de Jango

Depoimentos sobre a deposição de Jango

Agora, a coisa ficou séria e o veículo lança uma especial multimídia sobre O Golpe e a Ditadura Militar, digno da snowfallização já observada no seu especial sobre Belo Monte. O texto inicial lembra que os três últimos presidentes do Brasil tiveram relação direta com o período: Fernando Henrique Cardoso foi um professor exilado, Lula se tornou um operário preso e Dilma atuou como guerrilheira.

O primeiro momento do especial trata dos primórdios do Golpe e da deposição de Jango, com opinião de políticos, ex-guerrilheiros, jornalistas e pesquisadores de diversos lugares de fala distintos. Depois, temos seções para tratar especificamente do contexto político da época, passando pela instauração da ditadura, a economia do Brasil no período e o processo de reabertura política. O especial ainda reflete como seria o país sem a instalação do Regime Militar e finaliza com uns artigos de opinião e a disponibilização de algumas fontes e referências utilizadas. Vale a pena uma conferida atenta! Talvez, tenha faltado apenas uma volta ao tempo para falar da atuação da Folha no período.