Após o cancelamento do Google Reader no início deste mês, o mundo da internet sofreu mais uma baixa. O Yahoo! anunciou a desativação do buscador AltaVista e de outros 11 produtos digitais. A empresa empregará os esforços em serviços mais relevantes, “essenciais ao dia a dia”, conforme anunciado no Tumblr, produto adquirido recentemente pela companhia.

O AltaVista, lançado em 1995, foi um dos primeiros buscadores da internet e, antes do domínio do Google, um dos mais utilizados, pertencendo ao Yahoo! somente a partir de 2003. O buscador foi primeiro do gênero a oferecer recursos de pesquisa em vários idiomas e a criar filtros por imagens, vídeos e textos. Oficialmente desativado em 08 de julho, quem tentar acessar o AltaVista será redirecionado ao site de buscas da empresa.

Mais outro onze serviços da companhia já foram ou serão cancelados até o dia 28 de setembro: Yahoo! Axis (o plugin para navegadores foi desativado em 28 de junho, com o aplicativo operando sem atualização), Yahoo! Browser Plus (findado em 28 de junho), Citizen Sports (desativado também em 28 de junho), Yahoo! WebPlayer (sem publicações a partir de 30 de junho), FoxyTunes (sem atividade a partir de julho), Yahoo! RSS Alerts (encerrando neste mês), Yahoo! Neighbors Beta (desativado a partir de 08 de julho), Yahoo! Stars India (sem ativação após 25 de julho), Yahoo! Downloads Beta (cancelado no último dia de julho), Yahoo! Local API (saindo do ar em 28 de setembro) e Yahoo! Term Extraction API (desativado também em 28 de setembro).