A Apple determinou que uma imagem de uma mulher nua, conhecida como “the milk lady” (a mulher do leite), fosse retirada da versão em quadrinhos do Ulysses de James Joyce, antes de aprová-la como um aplicativo para o iPad. A sugestão dos autores, de pixelar a imagem, ou cobrir seus seios com uma folha de figueira não foi considerada suficiente.
A versão em quadrinhos, batizada como “Ulysses seen” (Ulysses visto), que comentamos aqui no Blog no ano passado, quando ainda estava em fase de produção, pode agora ser lida gratuitamente na Web.
E hoje é um dia particularmente propício para se iniciar a leitura, pois estamos em pleno Bloomsday, data comemorativa do livro que tem sua ação concentrada em um único e calorento dia: 16 de junho de 1904. Na Irlanda, terra natal de James Joyce, hoje é feriado e as comemoração incluem visitas aos locais onde ocorre a ação da história, pessoas fantasiadas como os personagens circulando pelas ruas de Dublin e uma leitura contínua de toda a obra por voluntários que se sucedem uns aos outros, lendo pequenos trechos. Aliás, se você quiser ter a experiência de ouvir, ao invés de ler ou ver Ulysses, pode fazer o download gratuito de uma versão em áudio. Infelizmente é uma produção totalmente amadora…

marcos palacios