O livro Redefinindo os gêneros jornalísticos: proposta de novos critérios de classificação está disponível para download no site da Labcom. A obra é baseada na tese de doutorado da pesquisadora Lia Seixas, defendida em agosto de 2008, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM – UFBA).

Sinopse

“Aprender a fazer jornalismo é aprender a produzir gêneros jornalísticos. O conhecimento mais profundo dos elementos que constituem os tipos mais frequentes de composições discursivas da atividade jornalística pode implicar em maior conhecimento sobre a própria prática. Isso significa conhecimento sobre as competências empregadas para a realização da atividade, desde a produção à publicação do produto.

Com as novas mídias, surgem novos formatos, se hibridizam, se embaralham os gêneros. A noção de gênero entra, mais uma vez, em cheque. Por isso mesmo passa a ser vista com mais atenção. Alguns gêneros podem acabar, outros podem aparecer. Alguns se transformam, outros se mantêm. Com as novas mídias, as práticas discursivas passam a experimentar e produzir novos formatos, que podem se instituir ou não em novos gêneros.”

Alberto Marques