Bom, imagino o que diria Andrew Keen sobre isso: jogue uma máquina digital na mão de um macaco e eventualmente ele fará uma boa foto?

Já são 9 meses de sucesso da página You Witness News, onde o cidadão comum pode postar suas fotos ou vídeos, aproveitando uma das maiores e mais completas infra-estruturas de distribuição de material jornalístico de uma das mais importantes agências de notícias do mundo, a Reuters que, associada ao Yahoo!, promete disponibilizar e, em caso de venda, pagar pelo uso de qualquer foto jornalística submetida.
Nesse embalo em março desse ano a Getty Images, uma das 3 maiores agências de fotografia do mundo, adquiriu a escocesa Scoopt.com, o primeiro portal de conteúdo fotojornalístico gerado por usuários da Internet.Ambas as agências comprometem-se a fazer de tudo para conseguir vender as fotos dos cidadãos. Sempre que um negócio é consumado, os lucros são divididos 50/50. As fotos ficam disponibilizadas no período de 6 a 12 meses, tempo em que o membro compromete-se a não publicar a foto em qualquer outro sítio.

Só lembrando, a Scoopt.com foi a responsável em 2006 pela fracassada criação do Scooptwords um serviço experimental que permitia a comercialização de conteúdos de blogs para jornais e revistas. Os blogueiros cadastrados no serviço selecionavam quais posts eles queriam colocar à venda e recebiam até 75% de cada venda gerada por seu blog.

Paulo Munhoz