Para o CEO do Skype, Niklas Zennström, o novo alvo do tsunami digital é a televisão. Em entrevista à revista Veja, Zennström afirmou que o Joost, serviço de transmissão de programas de televisão pela internet, tem potencial para mudar a maneira como assistimos televisão.

“Ele [o Joost] une o melhor da televisão com o melhor da internet. Em outras palavras, a televisão sabe como produzir conteúdo, e a internet é a melhor maneira de distribuí-lo. A televisão continua produzindo novos e sensacionais programas, mas não renova em nada sua forma de distribuição. O Joost permite aos telespectadores assistir a seus programas prediletos na hora em que desejarem. O fato de estarem conectados com outras pessoas que assistem aos mesmos programas também tem seu potencial de atração. A proposta é diferente da do YouTube, com seus clipes profissionais e amadores. O Joost oferece programas completos, de longa duração, produzidos pelas emissoras de televisão com as quais temos acordos. “

Sobre as principais mudanças na tevê, ele avisa que vai ter um formidável impacto a proliferação de câmeras digitais de alta qualidade e custo razoável, em torno de 1.000 euros, nas mãos de milhares de pessoas. “Qualquer um hoje pode, teoricamente, produzir conteúdo de qualidade ou que chame atenção. Do outro lado da linha as modificações também são previsíveis. Qualquer tela de computador novo atualmente tem resolução suficiente para reproduzir imagens de televisão. Está superada a idéia de que é preciso um televisor para ver televisão.”

Perguntado se o Skype representa uma ameaça séria à sobrevivência das empresas de telefonia, Zennström respondeu: “Sem dúvida, somos um obstáculo ao aumento do faturamento das empresas de telecomunicações, em especial no campo da telefonia. Por outro lado, nosso sucesso as ajuda a vender mais conexões com a internet. Então elas perdem de um lado e ganham de outro. “

Íntegra da entrevista (para assinantes)

Luciana Moherdaui