O Freeculture.org anuncia o lançamento de um novo site, freemusic, dedicado a compartilhar músicas livres, incentivando artistas a lançar músicas sob licenças livres, e provendo acesso a gravações e produções para artistas lançarem trabalhos sob uma licença livre. Usuários podem fazer upload de música de seus próprios computadores ou criar links para músicas de outros sites que as distribuam livremente. Músicas que forem carregadas podem ser tocadas no site, além de baixadas e remixadas em novos trabalhos.

O Free Music Project vai guardar e gravar músicas livres para crianças. Músicas selecionadas, que forem carregadas no site, serão incluídas na primeira biblioteca de músicas que vai junto com os computadores do “One Laptop Per Child (OLPC)”, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a educação que está produzindo computadores de alta qualidade e baixo custo para serem distribuídos entre crianças e professores nos países em desenvolvimento.

“Esta é uma excelente oportunidade para localizar as melhores músicas livres e compartilhar com milhões de pessoas de todas as idades ao redor do mundo,” disse Elizabeth Stark, membro do conselho diretor do Freeculture.org e fundadora do grupo Free Culture em Harvard. “Licenciar gravações gratuitamente permite aos artistas ganhar muito valiosa exposição global, através de projetos como o OLPC”.
Via Carnet de Notes

marcos palacios