Rob Curley é um dos jornalistas norte-americanos que mais tem inovado quando o assunto é web. Seu trabalho começou a aparecer no Lawrence Journal-World e atualmente Curley trabalha no Washington Post.com. Em recente entrevista ao Corriere della Sera, o jornalista fala sobre o futuro do jornalismo. Segundo o blog Visión, os conselhos de Curley partem da idéia central de que existe uma necessidade urgente de mudança:

“Hay dos clases de editores de periódicos: los que piensan que la parte más importante de la palabra newspaper es news y aquellos otros que piensan que la parte más importante es paper. Si usted trabaja para una empresa cuyo editor piensa que paper es la parte más importante de esta palabra, le sugiero que vaya preparando un currículum”.

Fala também sobre a importância da informação hiperlocal como elemento diferenciador, do uso de recursos multimídia, dos conteúdos intemporais, interatividade com leitores e alguns outros temas. É possível ler o texto na íntegra em inglês no seu blog ou um resumo em francês, no Media Café. A leitura é recomendada!

Alberto Marques