Rick Jelliffe, um especialista em Informática e programação, publicou na O´Reilly Network, um comentário sobre a oferta que recebeu da Microsoft para trabalhar para eles “corrigindo textos na Wikipedia” e produzindo uma visão mais equilibrada sobre os produtos Microsoft mencionados na enciclopédia comunitária.

Entre outras coisas, a proposta levanta a questão da linha sutil que separa “correção” de “promoção”. A idéia seria mesmo apenas “corrigir”?
Jimmy Wales, criador da Wikipedia, foi contatado sobre o assunto por Xeni Jardin, do Boing-Boing, e mandou um e-mail para Rick Jelliffe, convidando-o a publicamente rejeitar o convite da Microsoft:

“Espero que você rejeite publicamente a oferta como anti-ética. Assinalo que pessoas já foram permanentemente banidas da Wikipedia por fazerem exatamente o que você está sendo convidado a fazer. Consideramos esse tipo de procedimento uma grave violação da confiança da comunidade e a Microsoft deveria envegonhar-se de tal oferta”.

O assunto promete desdobramentos e pode funcionar como ponto de partida para discussões sobre novas formas de ghost-writing e produção de publicidade disfarçada… E, não sejamos ingênuos, da mesma forma que a Microsoft, outras empresas devem estar fazendo exatamente isso, com relação a seus produtos, seja contratando especialistas para atuarem em blogs, wikis e fóruns de discussão de produtos, seja na base do do-it-yourself, no caso de empresas menos poderosas.

marcos palacios