O banco de dados audiovisual do INA – Institut National de L’Audiovisuel – lançado em abril deste ano, alcançou a marca de 500 mil horas de televisão, 600 mil horas de rádio e mais de um milhão de fotografias. O site oferece material para particulares, profissionais do audiovisual, pesquisadores e estudantes e para utilização em educação e cultura.
São programas de televisão e rádio de entretenimento, educacionais e jornalísticos franceses, desde os anos 50, que foram recuperados, restaurados e digitalizados para comercialização no site. Os usuários podem ver prévias de 3 a 4 minutos das obras e em seguida comprar o que desejam. Alguns programas jornalísticos estão disponíveis em até 30 minutos ou mais.
O arquivamento do material permite buscas por personalidades, por programas, por temas, por épocas, por palavra-chave, por data. O material pode ser adquirido para diversos fins, como a utilização em documentários, matérias jornalísticas, trabalhos escolares, sites…
Na seção “Journal de votre naissance” o usuário pode escolher qualquer data entre 1963 e 2004 e assistir os noticiários de alguns canais da televisão francesa. Muito interessante perceber a evolução do telejornalismo ao longo dos anos, cenários, posicionamento dos apresentadores, edição das matérias…
O usuário tem acesso a um fórum de discussões e a uma seleção de preferidos de personalidades, do público e da redação. Uma barra no topo vai arquivando o que o usuário vai vendo no site. O ina.fr oferece outros tantos recuros. Vale a pena navegar e descobrir.

http://www.ina.fr

“La France est le premier pays à garantir la pérennité des images télévisées et des sons radio” – Le Monde

Beatriz Ribas