Vai chegando o fim do ano e com ele começam as ofertas de predições de todos os tipos: astrológicas, numerológicas, védicas, mediúnicas. Há também um florescente ramo de predições tecnológicas. Nada de muito novo, é claro, a não ser os preços cobrados. Enquanto aqui em Salvador, por R$30 (menos de U$ 15) é possível saber tudo que 2007 nos reserva, através de uma consulta aos búzios ou a uma cartomante, e uma sofisticada sessão de Tarot online pode sair de graça , alguns prognósticos tecnológicos podem custar a bagatela de U$195 por um texto de 5 a 7 páginas. É esse o preço cobrado pela empresa de consultoria Gartner para suas previsões para 2007.

Atenção: esse é o valor por prognóstico e o relatório contém mais de 50. Uma oferta especial de Natal oferece os Top 10 por U$995. Amostra grátis eles não dão. Sem pagar, só é possível ler o título e as primeiras três linhas de cada prognóstico. Deve ser para gerar suspense e curiosidade.

E que tipo de previsões eles fazem? Em geral falam de tendências de que ninguém suspeitaria, do tipo: ” Produtividade será maior em firmas que ajudam seus empregados a melhorar aspectos não-rotineiros de seus trabalhos”, ou “Outsourcing vai crescer no ramo de Informação”, ou ainda “Tecnologias de Informação continuarão impactando a Educação”.
Tentados?
Eu não…

A Gartner é uma empresa de consultoria tecnológica fundada em 1979, com sede em Stamford (USA) e empregando 1200 analistas e consultores em 75 países.

marcos palacios