“Não tenho qualquer problema em afirmar que o Pentágono mentiu para nós, mais de uma vez”. A acusação é de Tom Curley, presidente da Associated Press (AP), falando sobre a situação de Bilal Hussein, fotógrafo da AP, ganhador de um Prêmio Pulitzer, que já vai completar oito meses de detenção ilegal no Iraque, em mãos de militares norte-americanos.
Curley afirma que “sempre que os militares norte-americanos deram detalhes sobre as razões da detenção de Hussein, a AP tomou-as seriamente e investigou, sempre chegando à conclusão que as acusações eram falsas ou altamente exageradas”.
Estima-se que os Estados Unidos estejam mantendo detidas 13 mil pessoas em prisões militares no Iraque, grande parte delas sem qualquer acusação formal. Dentre os detidos está Bilal Hussein. Quando informações detalhadas sobre sua situação são solicitadas, os militares respondem que se trata de “material confidencial”.
Curley e outros executivos da AP afirmam que o crime real de Hussein foi ter tirado fotos que desagradaram os militares.
Um longo artigo sobre a situação do jornalista e os abusos norte-americanos está publicado no AJR versão dezembro 2006/janeiro 2007.

marcos palacios