ONTEMHOJE

AMANHÃ

As ilustrações acima são visualizações, postadas por Juan Antonio Giner, no Innovations in Newspapers, sobre o processo de des-portalização deportalization) da Internet, a partir de idéias levantadas no blog Edgeio.

Ontem, dominavam soberanamente os picos (peaks) dos portais; Hoje, está formada uma paisagem com planícies (foothills) mais alargadas; e Amanhã viveremos a predominância das planícies. A crescente facilidade de produção de conteúdos e o envolvimento cada vez maior de usuários em espaços de compartilhamento e produção social de informação (a chamada Web 2.0) fornecem pelo menos uma parte da explicação para as tendências observadas.

São apontados dez elementos a serem acompanhados, à medida que continua o processo de des-portalização e de alargamento das planícies participativas. A tendência parece se ajustar à Teoria da Long Tail (Cauda Longa) e à multiplicação dos mercados de nicho. Uma das principais conclusões é que: “Os portais terão que evoluir para plataformas para poder participar do enorme crescimento de receitas (revenues) na Internet. Serviços para publicadores representarão uma grande parte dessas receitas. De outras maneira ele terminarão como Infospace, ou talvez Infoseek. Relíquias do passado”.

O assunto está gerando muitas postagens e discussões: Kevin Burton, Techmeme, Mike Arrington, Syntagma, Keith Teare’s Weblog, Dan Farber at ZDNet, Mark Evans, Fred Wilson, Ivan Pope at Snipperoo, Techtailrank, Collaborative Thinking, David Black, Surfing the Chaos, Ben Griffiths, Dave Winer, Kosso’s Braingarden, Dizzy Thinks.

Neste contexto de des-portalização, vale a pena revisitar o Texto/Manifesto de André Lemos, Morte aos Portais, escrito há mais de seis anos atrás, porém plenamente atual nos dias que correm.

E com ele celebrar:

“Devemos insistir na perdição do afogamento, do naufrágio e não na navegação simplória rumo à um porto seguro”.

marcos palacios