As fotos acima são da paciente Isabelle Dinoire, de 38 anos, que recebeu um transplante de parcial de face no Hospital de Amiens (França). A da esquerda mostra Isabelle após o transplante; a da direita sua aparência atual, um ano após a cirurgia.
O problema é as fotos foram manipuladas por computador antes de serem oferecidas à imprensa, no início de dezembro. As alterações foram constatadas pela agência de notícias Associated Press (AP) em Paris, e confirmadas pela Assessoria de Imprensa do Hospital de Amiens, onde foram produzidas em 21 de novembro.
Tirada com exclusividade pela assessoria do hospital – medida que visava a reduzir o assédio dos tablóides britânicos à paciente -, a imagem chegou a ser distribuída pela agência France Presse. Ao chegar ao escritório da AP, porém, foi reexaminada. Resultado: havia traços de manipulação por meio do software Photoshop.A assessoria do hospital, comandada por Elise Grard, confirmou a manipulação, mas assegurou que as alterações se limitaram à “uma tonalidade mais neutra no fundo”.
Leia mais via G1

marcos palacios