Dan Gillmor chama atenção para um discurso de Tom Glocer , Diretor Executivo da Reuters, intitulado Trust in the Age of Citizen Journalism (Confiabilidade da era do Jornalismo Cidadão) apresentado na Globes Media Conference, em Tel Aviv, esta semana. Gillmor afirma que há muito a se discutir na fala de Glocer, sendo que “algumas coisas do que ele diz são indisputáveis; outras definitivamente não aceitáveis, como afirmar que “Não existe o local” na era da Internet”.

Glocer defende que “na mistura de vozes diferentes, sempre necessitaremos de um lugar para organizações noticiosas cuja palavra de ordem seja confiabilidade. Confiabilidade será o diferencial na dinâmica da nova mídia”.

Um dos pontos interessantes do texto de Glocer é a discussão sobre como verificar a autenticidade das fotografias produzidas por jornalistas cidadãos. É sempre bom lembrar que a Reuters passou, recentemente, por delicada situação, quando da distribuição a seus assinantes de duas fotos adulteradas produzidas por Adnan Hajj, um fotógrafo free-lance da Agência, trabalhando na guerra do Líbano. Glocer relembrou o caso, as providências tomadas naquela ocasião e informou que a Reuters está trabalhando com a Adobe e a Canon para produzir um programa que automaticamente identifique toda a trilha de mudanças executadas numa imagem digital.

Na parte final de seu discurso, Glocer estabelece um contraponto entre jornalistas profissionais e jornalistas cidadãos “amadores”, lembrando que os “amadores” contribuem com a imediaticidade, como no caso das tsunamis e atentados terroristas, mas “na excitação e entusiasmo dessa nova colaboração não devemos esquecer que nossas ações e idéias devem continuar guiadas pela informação acurada e imparcial”.

marcos palacios