A partir de comentários publicados no La Stampa sobre a crise no jornalismo e possíveis saídas para ela sob as óticas inglesa e norte-americana, Giuseppe Granieri, em seu Blog Notes, iniciou uma conversação com o título E´la crisi, Bellezza! sobre os posicionamentos mais recorrentes em torno do assunto, estabelecendo alguns contrapontos que valem a pena conferir.

Numa primeira postagem Granieri faz um sumário de diversas posições sobre a crise, para sugerir ao final que “uma estratégia correta passa por um completo redesign (organizativo, professional, estratégico) e não apenas pelo modelo de negócio (que não é tanto uma coisa para mudar, quanto o objetivo da mudança)”. E promete para breve suas próprias reflexões aprofundando a questão.

Numa segunda postagem, Granieri aponta para comentários no blog de Alessandro Gilioli sobre as especificidades da crise italiana. E faz um link para a questão de como definir o problema do futuro do jornalismo, no blog de Tedeschini Lalli, de onde sai também a recomendação (que Granieri afirma já ter seguido) de leitura do livro The Vanishing Newspaper: Saving Journalism In The Information Age, de Philip Meyer, no qual a questão do modelo de negócio é colocada em perspectiva crítica.
Uma conversação que promete desdobramentos e merece ser acompanhada.

marcos palacios