Reportagem no site britânico da Apple Computer mostra que a linha que separa arte de jornalismo está cada vez mais tênue graças às novas oportunidades oferecidas à criatividade digital.
David Dunkley Gyimah, a quem a reportagem chama de “furacão de um homem só”, é apresentador freelance do Canal 4, videojornalista e palestrante sobre jornalismo digital na Universidade de Westminster, Inglaterra, além de filósofo da mídia moderna.
“A geração YouTube está desconstruíndo a televisão como a conhecemos. Graças a empresas como a Apple, eles estão tndo acesso às ferramentas necessárias para fazer as coisas. Podem ver que, se o que fazem é bom o bastante, as pessoas vão assistir”, diz Gyimah.
Segundo ele, as possibilidades trazidas por ferramentas como as produzidas pela Apple permitem que um repórter filmando um evento não fique confinado ao âmbito de sua reportagem: seu material pode ser publicado em um blog, podcast, vídeo e mais. “De um vídeo posso tirar cinco elementos”, explica.
“Uma das principais razões pelas quais sinto-me atraído pelo Mac é porque ele facilita este aspecto de meu trabalho — tanto para filmar uma tomada simples quanto para ser mais criativo. A tecnologia me permite ir além e além e além”, testifica.

Gerson Martins