“A internet ainda é privilégio das camadas da sociedade brasileira com maior poder aquisitivo, embora o uso de telecentros esteja se popularizando.” Essa é a constatação do levantamento feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br – NIC.br, que implementa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A 2ª Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2006, indica que o acesso domiciliar à Web só chega a 14% das residências, sendo que as ligações discadas (dial-up) são quase metade deste total.

A informação saiu do Estadão, que mostra que os dados foram coletados “entre os meses de julho e agosto deste ano em todo o território nacional, o estudo apresenta os números referentes ao acesso às tecnologias de comunicação e informação em domicílios, o acesso individual a computadores e à Internet, atividades desenvolvidas na rede e acesso sem fio.

A novidade este ano foi a inclusão de indicadores específicos sobre banda larga e a ampliação do módulo que investigou habilidades para o uso do computador e da Internet. Para compor a análise foram feitas 10.510 entrevistas na zona urbana das cinco regiões do país.”

Mais…

Alberto Marques