Durante os próximos três meses, Google estará testando um sistema de venda de anúncios em jornais impressos. O experimento envolve os 50 maiores jornais norte americanos, incluindo Gannett, Tribune Co., The New York Times Co., The Washington Post Co. and Hearst. Analistas entendem que se trata de um primeiro passo de um audacioso objetivo: criar um sistema único que possibilite que anunciantes possam colocar seus produtos em qualquer meio de comunicação, usando o Google como intermediário.
Para usar o sistema, os jornais vão informar os tipos de anúncios que estão disponíveis, incluindo tamanhos, dias da semana e seções. Eles estarão listados com os respectivos preços de mercado, para cada tipo de anúncio.
Os anunciantes entram no sistema através do Adwords do Google e fazem ofertas para os tipos de anúncio que querem colocar. Os jornais tomam conhecimento das ofertas e aceitam aquelas que quiserem. O sistema não é exatamente um leilão, porque os jornais não são obrigados a vender os espaços pela melhor oferta: são livres para aceitar ou não as ofertas dos anunciantes.
“Todos os dias nos jornais nós temos uma razoável quantidade de espaço para publicidade que não conseguimos preencher”, diz Owen Yougman, do The Chicago Tribune, “e Google afirma que pode trazer milhares de pequenos anunciantes para esses espaços”.
Por enquanto Google não está cobrando pelo serviço, mas se a coisa funcionar uma comissão será estabelecida futuramente.
Via Herald Tribune

marcos palacios