Complementando e aprofundando nossa postagem anterior (Mais comparações entre couves, rabanetes e morangos: definindo os 100 blogs mais influentes) sobre o estudo Edelman-Technorati que identificou os blogs “mais influentes” nos Estados Unidos, França, Alemanha e Itália, vale a pena ler a descrição feita por Luca Conti, do Pandemia, sobre os bastidores da realização/apresentação do estudo na Itália. O evento foi marcado por uma série de mal-entendidos e terminou em uma reunião com “bloggers influentes” que, segundo a descrição de Conti, deixou muito a desejar, tanto em termos de organização quanto da própria extensão e profundidade dos dados divulgados.

Conti relata que havia incialmente sido convidado para participar de uma entrevista em profundidade para subsidiar o estudo, juntamente com outros quatro bloggers italianos (Andrea Beggi, Giuseppe Granieri, Massimo Moruzzi, Massimo Mantellini). As entrevistas acabaram sendo substituídas por um questionário enviados a 100 bloggers italianos. Conti foi incluído entre os convidados para o evento de apresentação dos resultados, sendo informado que teria espaço para considerações pessoais após a fala oficial de publicização dos resultados. Na prática, a reunião acabou se reduzindo a uma apresentação por parte da empresa Edelman/Technorati seguida de uma sessão de perguntas por parte dos presentes. Nenhum dos cinco originalmente convidados para entrevistas como “bloggers influentes” tiveram seus blogs incluídos na listagem final produzida pela Edelman-Technorati.

Segundo Conti, basicamente a reunião se resumiu a um exercício de public relations, em torno de um estudo que parece ter um um alvo mais que claro: vender assessoria sobre blogs a empresas que desejem estabelecer ou melhorar sua presença na blogosfera. E só. Apesar de dizer que “valeu a pena ter participado”, pois ele se considera uma pessoa “sempre aberta ao diálogo e à crítica construtiva”, Conti termina por sumarizar, de forma irônica, os “quatro pontos cardeais” do modo de agir das empresas com relação aos blogs, conforme o exposto na reunião:

-Encontra quem fala de ti: Usa Technorati;

-Escuta as vozes dos blogs: Edelman te ajuda a filtrar;

-Conversa com a tua voz: Edelman te ajuda a abrir e gerir teu blog;

-Identifica os blogs influentes e torna-os amistosos: Tecnorati te indica e Edelman coloca-te em contato.

O relato completo de Luca Conti está em Pandemia e um pdf dos slides usados pela Endelman na apresentação pode ser baixado no blog de Lele Deinesi .

marcos palacios