Bob Schettino no BuzzLogic apresenta algumas considerações sobre o recente estudo de Richard Edelman, divulgado pelo Technorati, que identifica os 100 blogs mais influentes nos Estados Unidos, Alemanha, Itália e França. O estudo de Edelman traz uma série de informações e confirmações de observações anteriores, como a balcanização das blogosferas nacionais e a importância da temática tecnológica nos blogs mais populares e influentes.
Por outro lado, a pergunta crucial, que segundo Schettino não está sendo respondida, é : influentes sobre o que? Ele enfatiza que “influência” é sempre um fenômeno contextual. Alguns de nós somos influentes em alguns tópicos, algumas vezes. Ninguém é influente sobre tudo, todo o tempo. Popularidade, definida como o número de links para um determinado blog, sem diferenciação para o tipo de conteúdo produzido no blogs, leva o mesmo tipo de dilema que a análise métrica da mídia tradicional (mass media metric) e quantificações de audiências vem enfrentando: exatamente o que deve ser medido e como dados podem ser comparados quando diferentes formatos midiáticos estão envolvidos?.
Schettino assinala que a chave para entender e agir no âmbito da mídia social é saber que nós confiamos em diferentes fontes, em diferentes momentos e para diferentes tópicos. A observação de Schettino é instrutiva, pois se desdobra em links para postagens correlatas produzidas por vários comentaristas.

marcos palacios