Grandes nomes da pesquisa em jornalismo no mundo vêm ao Brasil para a Journalism Brazil Conference, que acontece de 3 a 5 de novembro, no Hotel Everest, em PortoAlegre. Estão confirmados Arnol S. De Beer, da África do Sul, Daniel Hallin, Steve Reesee Barbie Zelizer, dos Estados Unidos, Denis Ruellan, da França, Frank Esser, daSuíça, George Terzis, Bélgica, João Carlos Correia, Portugal, Halil Gurcan, daTurquia, Hayes Mabeweazara, Zimbabwe, Kaarle Nordenstreng, da Finlândia, Raul Trejo, do México, Thomas Hanitzsch, da Alemanha e Verica Rupar, da Austrália. Os interessados em participar do congresso têm até o dia 15 de outubro para se inscrever, preenchendo o formulário on-line na página web oficial da JournalismBrazil Conference no endereço http://www.sbpjor.ufsc.br/brazilconference. Não haverá inscrição no local. A Journalism Brazil Conference reunirá pesquisadores de 11 países e ao menos um participante de cada um dos cinco continentes. No total serão apresentados 30 trabalhos nas sessões individuais e nas mesas temáticas.
Ao lado dos pesquisadores internacionais estarão alguns dos mais importantes pesquisadores brasileiros em jornalismo como José Marques de Melo, Francisco Karam, Marcos Palacios, Alfredo Vizeu, Antonio Brasil, Zelia Adghirni, Luiz Gonzaga Motta, Dione Moura, Beatriz Becker, Sonia Virginia Moreira, Luiz Proença, Eduardo Meditsch, entre outros.
A Journalism Brazil Conference é promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), em conjunto com o Grupo de Estudos em Jornalismo da International Communication Association e a Seção de Estudos Profissionais da International Association for Mass Communication Research e conta com o apoio da revista Journalism Studies e da Seção de Estudos em Jornalismo da European Communication Research and Education Association.
A Journalism Brazil Conference é patrocinada pelo Banco do Estado do Rio Grandedo Sul (Banrisul) e tem o apoio da Caixa Econômica Federal, da Capes, do CNPq, da UFRGS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Companhia Riograndensede Artes Gráficas, da Associação Riograndense de Imprensa, da Faculdade de Biblioteconomia e Informação. A organização do congresso é do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Via Jornal da Ciência