Com design arrojado, Ms. Dewey é um dos mais novos buscadores da internet. Sua personagem principal é uma bela e desinibida executiva. Fazendo caras, bocas e comentando as pesquisas realizadas com ‘piadinhas’, Ms. Dewey é uma personagem no mínimo hilária. “Enquanto aguarda você efetivar uma busca, Dewey fica visivelmente impaciente, olhando para os lados, fazendo cara de tédio, chamando pelo usuário e, eventualmente, batendo contra a tela do computador para chamar sua atenção”. O resultado de toda essa sofisticação é uma acessibilidade horrível e buscas de péssima qualidade.

Usabilidade e marketing viral

“No que tange às pesquisas, a executiva é pouco eficiente, pois a interface em flash revela-se lenta e pouco prática, demorando para retornar os resultados. Entretanto, testar as reações da bela Ms. Dewey é definitivamente divertido. Se você deixá-la esperando por tempo suficiente, por exemplo, ela revelará sua verdadeira intenção: “Vamos, continue fazendo perguntas, quanto mais você perguntar, mais eu vou saber, e logo eu irei dominar o mundo!” O comentário é seguido de uma desconcertante risada maléfica.

O site não traz nenhuma marca fazendo referência a qualquer empresa. Mas segundo a Forbes, a tagarela Ms. Dewey é uma ação de marketing viral da Microsoft, utilizando a tecnologia de busca do Windows Live Search. Ainda que a ligação com a companhia de Gates não seja clara, a executiva virtual acaba se entregando se o usuário fizer as perguntas certas. Faça uma consulta sobre Linux, por exemplo, e ela dirá que não pode falar porque está com as mãos amarradas. Se a busca for por “playstation”, ela entoará a célebre frase de dominação popularizada por uma tradução infeliz de um antigo jogo japonês de naves para o saudoso mega-drive: “All your base are belong to us”, fazendo uma possível referência ao embate entre as marcas Xbox, videogame da MS, e Playstation, da Sony.

O marketing viral é uma estratégia de propaganda que se utiliza de redes sociais já estabelecidas para produzir um aumento exponencial na visibilidade da marca, elevando a curiosidade do público e ganhando exposição a cada nova pessoa que deseja checar o que está acontecendo. Desta forma, a novidade espalha-se de usuário para usuários, de forma semelhante à disseminação de um vírus de computador. A Microsoft já se utilizou várias vezes desta técnica para promover seus produtos, a mais popular delas foi a campanha do site ilovebees.com que atraiu milhões de curiosos e serviu para popularizar ainda mais o jogo Halo 2.”
Via Terra

Alberto Marques