Para onde a arte digitalizada e interativa está caminhando? Como ela afetará nossas relações com outros seres humanos e com o meio onde vivemos? Com essas amplas e ambiciosas perguntas como ponto de partida, Andy Oram, um editor do quadro da O´Reilly Media, apresenta um primeiro esboço de artigo colaborativo e convida os interessados a corrigí-lo, ampliá-lo, estabelecendo novas idéias. O texto inicial está disponibilizado em um wiki. Oram é especialista em sofware livre e foi o primeiro a publicar comercialmente um livro sobre o Linux, nos Estados Unidos.
O primeiro esboço do artigo de Andy Oram é de uma pobreza franciscana. Propõe uma divisão da história da mídia e das artes em três períodos: o da Expressão Interna (inner-expressive), o do Manufaturado (manufactured) e o Terceiro Estágio, diretamente ligado ao aparecimento da Internet. Até aí, nada de muito inovativo ou iluminador. Sobre os primeiros dois estágios, Walter Benjamin (para citar apenas uma referência imprescindível) já disse muitíssimo, com desdobramentos que continuam balizando as discussões no presente. E Oram sequer parece ter consciência da sua existência. Aliás, o primeiro esboço é praticamente nulo em referências de qualquer tipo. Ou será que Oram considera que a Wikipedia basta para escrever sobre um tema como esse? Depende, é claro, do que se pretende produzir.
De qualquer maneira, pode ser instrutivo acompanhar o desenvolvimento (e participar?) desse novo experimento de construção coletiva de um texto, iniciado no espaço de uma respeitável editora norte-americana.
Via OnLamp.com

marcos palacios