A imagem acima registra uma visita feita de maneira totalmente anônima ao site do Jornalismo & Internet, esta manhã. Pelo menos é o que garantem os criadores do Torpak, um navegador (browser) que promete navegação anônima em sites da Web, mascarando o IP do computador que o utiliza. Lançado esta semana, o software é gratuito e muito leve, podendo ser carregado num chaveiro USB (pen-drive) e usado em qualquer computador através do qual o usuário se conecte. Produzido por um grupo de programadores da Hacktivismo, uma ONG em defesa da privacidade na internet, o browser tem interface semelhante à do Firefox. A desvantagem é que a navegação se torna um pouco mais lenta, em função do processo de mascaramento.
O sucesso está sendo tal que, seguidamente, o site do Torpak entra em pane por excesso de acessos de interessados em fazer o download.
A polêmica está gerada, pois enquanto alguns saúdam o Torpak como uma ferramenta para garantir a privacidade na Net, outros assinalam que será um instrumento a mais nas mãos de criminosos online: pedófilos, estelionatários, terroristas e assemelhados…

marcos palacios