A decisão do Google Brasil de entrar com recurso na Justiça Federal, contestando a decisão do juiz José Marcos Lunardelli, da 17ª Vara Cível de São Paulo, sobre a determinação de quebra do sigilo de comunidades e perfis do Orkut, está repercutindo na Blogosphera. O Google tem um prazo de quinze dias para ajudar nas investigações de crimes de pedofilia, homofobia e racismo no site de relacionamentos, sob pena de pagamento de uma multa diária de R$ 50 mil (pouco mais de U$ 23 mil ao câmbio de hoje) para cada ordem não cumprida.
Os representantes da empresa entraram com recurso e afirmam que:
“A decisão é ineficaz, pois se dirige aos serviços Google, quando o assunto em referência é o Orkut, sobre o qual a Google Brasil não tem qualquer ingerência como já reiteramos várias vezes”, diz uma nota divulgada pelo Google.
A empresa alega que a determinação da justiça brasileira é “imprecisa, já que não individualiza quais ordens foram descumpridas”.

O assunto está gerando um número considerável de postagens em blogs de todo o mundo. Uma busca no Technorati, hoje pela manhã, usando Google+Brazil+Orkut como palavras chaves gerou 934 resultados. É claro que alguns deles não se referem a este caso especificamente. Buscas mais refinadas possivelmente trariam resultados ainda mais alargados. O gráfico mostra os picos de interesse: no dia seguinte ao encaminhamento da petição inicial do Ministério Público ao juiz, e hoje, como repercussão do recurso impetrado pelo Google.
Uma busca mais específica, limitada a blogs em língua portuguesa e usando o conjunto de palavras chaves google+Brasil+justiça+orkut, produziu 400 resultados.
Como o assunto envolve questões de princípos, relacionadas com a privacidade na Web, e como a Blogosfera funciona (entre outras coisas!!!) como uma enorme caixa de ressonância, com certeza teremos uma semana com muitas postagens sobre o assunto.

marcos palacios