Um dos principais representantes dos estudos em Comunicação na América Latina, Jesús Martín Barbero, classifica as competências de um comunicador contemporâneo em três grupos: históricas, lógicas e estéticas. Assinala Martín Barbero que “nem sequer a operação de uma câmera pode ocorrer com uma certa capacidade criativa, sem um mínimo de conhecimento da história do aparelho, da história da fotografia, que não é só uma história do instrumento, mas uma história de modos de usar, de como se usou, em que circunstâncias…” Para ele, um dos grandes desafios na formação do comunicador é “como recuperar, para a gente jovem, o conhecimento histórico, os nexos entre tecnologias, formatos, narrativas, gêneros…”

A entrevista completa está no site da Red ICOD, juntamente com depoimentos de outros 18 pensadores da Comunicação contemporânea.

Um dos principais objetivos do projeto “Comunicadores Digitais” da Rede ICOD foi analisar as competências digitais que um comunicador deve ter, para além do seu âmbito de inserção laboral (rádio, televisão, organizações, etc). A identificação destas competências não anula nem substitui os conteúdos tradicionais dos estudos de comunicação, mas amplia-os com a incorporação de novos conhecimentos e capacidades.
Jesús Martín Barbero, é Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. Foi presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) Doutor Honoris Causa pela Universidad Nacional de Rosário, Argentina. Ocupa um lugar de destaque no estabelecimento e consolidação da área de Estudos da Comunicação na América Latina.

marcos palacios