O professor Fernando Zamith (Universidade do Porto) acaba de avisar que está disponível a partir de hoje o NireBlog, sistema multilingue de criação de blogs gratuitos. Depois de vários meses de preparação e testes, a ferramenta surge com versões em Português , Espanhol e Basco. Mais tarde, garante Zamith, surgirão outros idiomas mais “exóticos”.
Coube ao próprio professor traduzir e acompanhar o desenvolvimento da versão portuguesa, a qual está aberta a reparos e/ou sugestões que os usuários queiram fazer. O sistema de administração do NireBlog, segundo explica Fernando Zamith, é muito simples, intuitivo e versátil:

– permite que várias pessoas possam escrever no mesmo blog sem necessidade de usar a mesma conta;

– permite criar links, inserir imagens e alterar o texto para itálico ou negrito sem necessidade de conhecimentos de programação;

– o sistema de comentários e trackbacks é muito personalizável, sendo possível escolher se queremos ou não comentários (moderados ou não), informar quem citamos e saber quem nos cita.

– permite escolher entre mais de 30 templates (imagens de fundo) diferentes, alterar a disposição das várias componentes do blog e mudar a cor da letra.

– permite que o autor inclua, se quiser, publicidade no seu blog, recebendo integralmente a receita que conseguir.

– permite transferir para o Nireblog qualquer blog existente no Blogger/Blogspot (posts e comentários), bem como exportar para outro sistema um blog criado no Nirebog (funcionando como cópia de segurança).

Vale experimentar!

Suzana Barbosa