“Um Jornalista pode criar um blog em minutos, mas blogar é mais do que pegar o que você já escreveu, cortar em pedacinhos e disponibilizar em ordem cronológica reversa. Publicar um artigo ou escrever uma postagem para um blog é apenas o começo. Agora a audiência responde e muitos jornalistas não estão seguros sobre como lidar com isso”(…)
“Não gosto do termo “conteúdo gerado pelo usuário” (user generated content). Nossas audiências não são usuários passivos, e eles não “geram” nada. Eles estão criando sua própria mídia e contando suas próprias histórias; e as histórias que eles contam, a mídia que eles criam são mais importantes para eles que os pacotes que nós produzimos” (…)
“A tecnología de participação é simples, mas a cultura da participação é complexa e, no entanto, é aí que reside a verdadeira revolução. A tecnología permite-nos construir relações novas e mais fortes com as pessoas que antes eram conhecidas como “audiência”, mas enquanto empregarmos os modelos de broacasting nesta era de difusão de redes sociais, estaremos perdendo o bonde. Nossas audiências estão agora decidindo por si próprias que histórias são importantes e, ao fazer isso, estão criando um “contexto gerado pelo usuário” (user generated context)”(…)
“Essa guinada cultural, essa mudança em nosso relacionamento com nossas audiencias é amendrontador para alguns”

Quem diz isso é Kevin Anderson, produtor da BBC, responsável pela estratégia adotada pela empresa para o uso de blogs por seus jornalistas. Ele discute como o engajamento e a participação do público, alavancados por ferramentas tecnológicas cada vez mais accessíveis e eficazes, estão mudando o jornalismo. O texto completo no Jornalism.co.uk

marcos palacios