Um novo serviço Beta do Google News, que personaliza notícias para o leitor, está disponível em algumas línguas, inclusive Português. Não é aquele botão Personalizar Esta Página, que sempre existiu ali no lado direito do site, através do qual você pode modificar o layout e reordenar as seções. É o link Obter Matérias Recomendadas, que normalmente está visível logo abaixo das primeiras duas ou três notícias da página, ou numa chamada do tipo Novo! O Histórico de pesquisas agora inclui o Google Notícias. Saiba mais .
A personalização é feita com uso do algoritmo do Google para o acompanhamento de sua História Pessoal de Buscas. O Google sabe o que você busca e, portanto, em tese, deveria saber também em que notícias você estaria mais interessado. Pode até ser verdade que, em alguns casos, um motor de busca como o Google saiba mais sobre você do que você mesmo (Você se lembra onde jantou no dia 12 de maio de 1993? Não? Seu American Express ou Visa certamente se lembram… Lembra-se que sites buscou na manhã de 18 de novembro de 2004, entre as 8:15 e 10:22 h? Não? O Google sim…)
A questão é: até que ponto um cidadão deve transferir a decisão de que notícias ler e em que ordem lê-las para as mãos de um algoritmo? A discussão é velha, mas como a personalização andou meio fora de moda ultimamente, o assunto andou fora de foco. Agora, com o Google News oferecendo o serviço, a polêmica certamente voltará à tona.
Veja por exemplo o que pensa o jornalista e mídiaman Fons Tuinstra, que postou um comentário no e-MidiaTidbits.

Detalhe: o serviço só funciona se você tiver previamente autorizado sua inclusão no serviço de Pesquisa Personalizada, que permite ao Google manter, legalmente, um registro de todas as suas buscas. O que, naturalmente, já é um outro assunto polêmico…

marcos palacios